domingo, 18 de novembro de 2018

Gémeas Sá: as mulheres árbitro que quebram barreiras no andebol




arta e Vânia Sá vão recordar para sempre aquele jogo do passado dia 6 de outubro. Não só porque marcou a estreia da dupla portuguesa de 'árbitras' na Liga dos Campeões feminina, mas também pelo gesto que as surpreendeu no final da partida entre as húngaras do Gyor e as eslovenas do Krim Mercator: os espetadores faziam fila, de mão estendida, junto ao campo, para as congratular.
"Ficámos a olhar uma para a outra, a pensar que não deveria ser para nós, mas depois percebemos que sim, era mesmo para nos felicitarem... E ficámos muito felizes", conta Marta Sá ao DN. Marta e Vânia são conhecidas como as gémeas do apito do andebol português. As irmãs de Tarouca, pequena cidade do distrito de Viseu, são um raro exemplo de afirmação feminina num meio ainda esmagadoramente dominado pelos homens.
Em Portugal, já há alguns anos que fazem parte do quadro de elite dos árbitros nacionais de andebol. E estão agora também na alta roda europeia, dando sequência a um processo de internacionalização que começou em 2014, quando foram 'validadas' pelo curso de formação da Federação Europeia de Andebol (EHF) - entretanto têm também, desde o ano passado, as insígnias da IHF (a federação internacional).
Diario de Notícias.